Seja Bem-Vindo ao blog do Paulo Cezar Enxovais. A melhor loja de enxoval para sua casa!


05/07/2010

O quarto do filhote

Monte um cantinho aconchegante, saudável e seguro para o seu bebê

Agora é certo, o exame deu positivo e você está grávida! Euforia, choradeira na família, planos, enjôos, escolha do nome, são milhares de coisas para se preocupar. Mas no topo de suas prioridades deve estar o planejamento do quarto do bebê. Pois é lá que ele vai dormir, tomar banho, ser amamentado, brincar, ter seus primeiros contatos com todas as novidades do mundo aqui fora. E planejar esse cantinho exige alguns cuidados que só ajudarão o seu filhote a se desenvolver de forma saudável.


Dicas de especialistas



É quase irresistível a tentação de montar um zoológico de pelúcia no quarto do filho. Mas antes de lotar as prateleiras com o rei dos animais e seus súditos é bom ficar atenta a alguns detalhes como os terríveis ácaros. A pediatra e alergologista Katia Nogueira informa que as doenças respiratórias já se tornaram um problema de saúde crônico em todo o mundo. Por isso, evitar o acúmulo de poeira no quartinho do bebê é a regra número um da decoração.


Calma, isso não quer dizer que o cantinho do seu filho vá ficar sem graça. A pediatra tem uma sugestão: bonecos de pano. "Limpeza é fundamental. Opte sempre por objetos que podem ser lavados com freqüência", ensina a médica.


No chão, o mesmo cuidado: pisos de vinil e tapetes de borracha, daquele tipo quebra-cabeça, coloridinho. Estes materiais, além de protegerem o pequenino em eventuais quedas, são de fácil manutenção.


Agora, se for pintar as paredes, escolha sempre cores frias, em tons pastel. “Cores fortes agitam demais a criança e não é bom receber esse tipo de informação tão cedo”, diz a pediatra. A fonoaudióloga Cinthia Gomes tem a mesma opinião. "Estimular a criança é importante e necessário. Mas, em excesso, as informações podem ser ruins para o bebê", avalia ela.


Muitos penduricalhos, no teto, no berço, na porta do armário, podem acabar assustando a criança, que está interagindo com o mundo de forma gradual. “Imagina um brinquedo lindo, só que barulhento. Certamente o bebê não vai dormir em paz enquanto aquilo estiver ali em cima de sua cabeça, gritando cada vez que seu pezinho ou mãozinha o toca. Os estímulos devem ser dados, sim, mas de acordo com o desenvolvimento da criança”, afirma Cinthia Gomes

No site Paulo Cezar Enxovais (www.paulocezarenxovais.com.br) você mãe pode encontrar uma grande diversidade de produtos para seu bebê. Entre e confira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário aqui: